Rrelação do Homem e Natureza
O homem mantém uma relação estritamente capitalista com relação à natureza. Essa concepção de que o homem é o centro do mundo, faz com que o mesmo se sinta a vontade pra fazer o que quiser, mas as suas ações no meio em que vive têm provocado catástrofes que prejudicam a si mesmo, ou seja, um desequilíbrio ambiental. Com a evolução humana o ser humano adquiriu muitas habilidades, sendo que ao utilizá-las em seu beneficio acaba por prejudicar o meio em que vive.
Antropocentrismo Somos contemplados com uma vasta diversidade em nosso país. Com a chegada dos europeus, que estavam a fim de explorar os recursos que o extenso território tinha a oferecer, a natureza foi completamente afetada. A partir começou o avanço das fronteiras sobre a natureza, avanço este que continua até hoje. Mas seria errado retirar da natureza aquilo que ela tem a nos oferecer? Não, porém deve-se repor o que tirou, mas como o homem é dotado de egoísmo que aparenta ser irremediável, essa proposta é totalmente descartada. Isso ocasiona no desaparecimento de espécies, erosão, inversão térmica, ilha de calor, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, as mudanças climáticas entre outros. Os grandes cientistas do mundo já chegaram à conclusão que o mundo já esta sofrendo com os efeitos da mudança climática, o tão falado aquecimento global. São inúmeras as noticias de desastres ecológicos relacionados a esse assunto.
Imagens de desastres ecológicos:
Queimadas
Desmatamento
Poluição das águas
Deslizamento de encostas
Mudar isso é preciso, mais os feitos dessa mudança poderão demorar a sortir efeito, da mesma forma que se vem há séculos com essa devastação e agora que os sinais estão aparecendo, assim também provavelmente os sinais de uma mudança para melhoria desses problemas demoraram aparecer.
Para que o mundo seja um lugar melhor, é necessário que o homem passe a ter uma relação