Royalties do petróleo a visão de um genio
A escolha pelo tema foi devido a grande importância que o mesmo tomou nos últimos meses, resolvemos assim pesquisar o porque desse tema gera grandes discursões.
Tentaremos assim entender, o que são os royalties do petróleo, o problema ambiental que a exploração pode causar, o que esse recurso representa para a economia de Estados e Municípios e porque agora estão querendo dividi-los de forma igualitária entre todos os Estados da Federação, mesmo os não produtores.
Além disso, os gravíssimos problemas que estes Estados podem enfrentar com a perda dos royalties.
Chegamos então a seguinte questão: O que será do Rio sem os royalties? Se o petróleo é nosso e os danos ambientais também, porque não o dinheiro? E porque voltaremos a ser apenas explorados com antigamente.
DESENVOLVIMENTO Royalties são uma compensação financeira devida ao Estado pelas empresas concessionarias produtoras de petróleo, e são distribuídos aos Estados, Municípios e a União. Esses royalties representam 10% de cada barril extraído, e são pagos para caso ocorra vazamentos, ou outros problemas ambientais, os locais explorados não fiquem desamparados. Entre os problemas ambientais mais frequentes são os vazamentos de óleo como o que ocorreu em nosso país na Bacia de Campos, ou ainda o que ocorreu Golfo do México (EUA), porém existem outros danos ambientais, ao perfurasse um poço para exploração de petróleo são descartados fluidos da perfuração, cascalhos saturados de diferentes substancias e compostos tóxicos, incluindo metais pesados como mercúrio, cádmio, zinco e cobre. Além dos problemas ambientais existem os sociais como os que ocorrem em áreas que concentram população e em caso de descoberta de petróleo são desocupadas para exploração do mesmo. Com a arrecadação desses recursos Estados e Municípios investem em diversas melhorias para sua população, essas recompensas são utilizadas nas áreas de educação, saúde, segurança publica e outras melhorias