Relatorio
Introdução:
Essa prática se resume em extrair o corante vermelho da beterraba, usando 3 tipos de solventes água, acetona e detergente. E saber o que acontece quando a beterraba entra em contato com esses diferentes solventes e como eles atuam na permeabilidade da membrana plasmática. Como há substâncias que são lipossolúveis transpõem a membrana passando diretamente pela dupla camada lipídica, os resultados serão diferentes, alguns terão maior índice de concentração que os outros.
Hipóteses:
Tipos de solventes diferentes demonstram níveis de eficiência variáveis de extração de corante vermelho da beterraba (betacianina).
Materiais:
• Uma beterraba
• 3 tipos de solventes como acetona, água e detergente
• 3 recipientes
• Lâmina de barbear, estilete ou faca
• Pinça
Métodos:
1º Passo: Identifique os recipientes e coloque 10 ml de água no nº 1, de acetona no nº2 e de detergente no nº3.
2º Passo: Corte a beterraba em 3 retângulos de aproximadamente 1 cm3 com ajuda de um estilete ou faca. Lave com solução salina e enxugue com papel toalha (isso evita que o pigmento vermelho que sai quando cortamos a beterraba comprometa os resultados).
3º Passo: Coloque um pedaço de beterraba em cada recipiente, agite levemente e espere 5 minutos, depois agite novamente e espere de 20 a 30 minutos.
Questionamentos e Resultados:
1º) Por que há diferenças do nível de corante em cada solvente?
É o que ocorre com cada solvente, a água flui livremente pela membrana, embora seja uma substância bastante polar a água entra e sai facilmente da célula porque é uma molécula bastante pequena. A estrutura química da água demonstra bem isso. Mas, embora possa fluir livremente pela membrana, a água não influencia na permeabilidade da membrana porque é uma molécula muito polar. A acetona, assim como a água, são substâncias polares. Mas, apesar da região polar, apresentam uma porção apolar também, por isso, quando entram em contato com a membrana,