Rousseau
Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra, na Suíça, no dia 28 de junho de 1712 e faleceu no dia 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França) .Foi filho de Isaac Rousseau ,relojoeiro de profissão. A herança deixada pelo avô paterno de Rousseau foi de pouca valia para seu pai, já que teve que ser divida entre 15 irmãos. Sua mãe foi Suzanne Bernard ,filha de um pastor de Genebra ;Rousseau tinha um irmão,François, mais velho que ele 7 anos.
O fato de sua mãe ter morrido poucos dias depois de seu nascimento, em consequência do parto, marcou Rousseau desde criança.Ele foi criado ,na infância ,por uma irmã de seu pai e uma ama.Ele viveu com o pai ,até os 10 anos ,pois este teve que deixar Genebra,por causa de um incidente com um cidadão de certa influência. A partir daí, Rousseau e o irmão ficaram sob a tutela de seu tio, Gabriel Bernard, que era irmão de sua mãe e casado com uma irmã de seu pai.
Rousseau não teve educação regular, senão por períodos curtos e não frequentou nenhuma universidade. Seu tio logo o enviou junto com seu próprio filho para serem educados, na residência de um pastor protestante em Bossey, lugar próximo a Genebra, onde ambos estudam latim e outras disciplinas.
Aos 12 anos volta com o primo a Genebra para começar a trabalhar. A partir de abril de 1725 começa a trabalhar em uma oficina de gravação ,onde a grosseria do patrão acaba por desinteressa-lo do serviço.
Aos dezesseis anos ,habituado a perambular com amigos pelos arredores de Genebra, por uma terceira vez perdeu o toque de recolher e passou a noite do lado de fora das portas trancadas da cidade. Não quis se submeter aos castigos que o esperavam e fugiu. Em Contignon,na Sabóia (França), pediu ajuda ao paróco católica que o encaminhou a uma jovem senhora comprometida a ajudar peregrinos com a pensão que recebia do rei.
Tratava-se de Louise – Eléonore de la Tour do Pil ,pelo casamento Madame de Warens. A vida de Rousseau com Louise ,cerca de dez anos mais velha,