ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO - 2 SEMENSTRE
O Portifolio aborda tema necessário para a atuação de um profissional nas rotinas trabalhistas de uma empresa, conceituando e desenvolvendo a aplicação nas diversas rotinas existentes, abrange também o sistema de liderança na organização de uma empresa que visa atingir suas metas definidas pela equipe.
Fala também, da importância do processo contábil, destacando alguns livros como, Diário, Razão e o Balancete de Verificação pelo fato de registrar todas as operações e transações realizadas pela empresa, assim como, os juros compostos que faz parte do dia-a-dia dos nossos empreendedores, da mesma forma, a microeconomia no momento de analisar o mercado regional para expandir uma nova empresa.
A contribuição mais conhecida como imposto sindical é paga pelo trabalhador uma vez por ano e corresponde á remuneração de um dia normal de trabalho sem inclusão de horas extras. Pela legislação atual, a contribuição – criada na década de 1940 para fortalecer o movimento sindical – é recolhida compulsoriamente pelos trabalhadores todo mês de abril . Atualmente os recursos da contribuição sindical, que somam perto de R$ 1 bilhão por ano, são distribuídos da seguinte forma: 60% para os sindicatos, 15% para as federações, 5% para as confederações e 20% para a chamada "conta especial emprego e salário", administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Caixa Econômica Federal é a instituição responsável pela conta, na qual é creditada a parcela da contribuição destinada ao trabalhador.
A Contribuição Previdenciária é instituída pelo sistema previdenciário do Brasil, segue escalonamento com base na tabela divulgada pela Previdência Social. Sua base de cálculo depende do evento que comporá a remuneração. O valor descontado é recolhido aos cofres públicos da União, através da