Rotinas trabalhistas e contabilização
CIENCIAS CONTABEIS
WESLEY SALATIEL DA SILVA
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Goiania
2011
WESLEY SALATIEL DA SILVA
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.
Orientador: Prof. Odemires Servulo de Oliveira
Goiania
2011
Introdução
Neste breve trabalho estarei falando um pouco sobre as rotinas trabalhistas, o processo de contabilização nas empresas e a análise mercadológica.
ROTINAS TRABALHISTAS
Para elaboração de uma folha de pagamento é necessários alguns conhecimentos básicos que devemos seguir, vamos falar um pouco sobre alguns deles.
Salário e remuneração
Salário é a contraprestação de serviço devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência de contrato de trabalho. Remuneração é a soma do salário estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho, como as comissões e gratificações.
Contribuição Sindical Os artigos 578 e 579 da CLT prevêem que as contribuições devidas aos sindicatos, pelos que que participam das categorias econômicas ou profissionais ou dos profissionais liberais representados pelas referidas entidades, será recolhida de uma só vez, anualmente, os empregadores são obrigados a descontar da folha de pagamento de seus empregados no mês de março de cada ano, e fazer o pagamento da referida guia no mês de abril.
INSS Mensalmente devemos descontar dos empregados sua contribuição previdenciária, calculada mediante a tabela determinada pela previdência social, segue tabela vigente a partir de 01/07/2011:
Até 1.107,52 8%
De 1.107,53 até 1.845,87 9%
De