Rotinas de trabalho tst
Professor: Francisco
Oficina: Segurança em Serviços de Eletricidade – NR 10
Turma: 29 TST
ROTINAS DE TRABALHO - PROCEDIMENTOS
INSTALAÇÕES DESENERGIZADAS
Objetivo
Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas.
Âmbito de aplicação
Aplica-se às áreas envolvidas direta ou indiretamente no planejamento, programação, coordenação e execução das atividades, no sistema ou instalações elétricas desenergizadas.
Conceitos básicos
Impedimento de equipamento Isolamentos elétricos do equipamento ou instalação, eliminando a possibilidade de energização indesejada, indisponibilizando à operação enquanto permanecer a condição de impedimento.
Responsável pelo serviço
Empregado da empresa ou de terceirizada que assume a coordenação e supervisão efetiva dos trabalhos. É responsável pela viabilidade da execução da atividade e por todas as medidas necessárias à segurança dos envolvidos na execução das atividades, de terceiros, e das instalações, bem como por todos os contatos em tempo real com a área funcional responsável pelo sistema ou instalação.
LIBERAÇÃO PARA SERVIÇOS
Objetivo
Definir procedimentos básicos para liberação da execução de atividades/trabalhos em circuitos e instalações elétricas desenergizadas.
Âmbito de aplicação
Aplica-se às áreas envolvidas direta ou indiretamente no planejamento, programação, liberação, coordenação e execução de serviços no sistema ou instalações elétricas.
Conceitos básicos
Falha:
irregularidade total ou parcial em um equipamento, componente da rede ou instalação, com ou sem atuação de dispositivos de proteção, supervisão ou sinalização, impedindo que o mesmo cumpra sua finalidade prevista em caráter permanente ou temporário.
Defeito :
Irregularidade em um equipamento ou componente do circuito elétrico, que impede o seu correto funcionamento, podendo acarretar sua indisponibilidade.
Interrupção Programada