Rotinas Admistrativas
É uma palavra com origem do Latim “administratione”, que significa “direção, gerência”
Administração é o ato de gerenciar pessoas e recursos a fim de alcançar objetivos definidos, sendo assim o ato de administrar é trabalhar por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos.
Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar, visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela empresa.
- Planejar: é ordenar os fatos e estabelecer o objetivo da empresa, qualificar os recursos utilizados e fixar metas para alcançar objetivos, onde permite antecipar fatos e corrigir eventos futuros desfavoravéis;
- Organizar: é colocar em ordem estabelecendo as funções de cada dia e estabelecer o estilo de organização da empresa. Pode ser entendido como organizar tarefas por meio da racionalização logica, manual ou informatizada;
- Coordenar: é procurar a harmonia entre as pessoas que trabalham nas empresas para que os recursos materiais e financeiros possam ser bem aproveitados;
- Controlar: é garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
A forma de como as empresas são administradas, é que vai determinar se conseguirão utilizar de forma eficaz os seus recursos para atingir os objetivos propostos. Por isso, o papel do administrador tem um forte impacto sobre o desempenho das organizações.
O auxiliar administrativo é o profissional que coordena atividades administrativas, financeiras e de logística da unidade, organiza os arquivos, controla os recebimentos e envio de correspondências e documentos, escreve cartas, gerencia informações, cuida das contas à pagar, entre outras. Esse profissional realiza atividades com certa autonomia, mas sempre sob supervisão..
Um assistente administrativo pode trabalhar em qualquer lugar que necessite de uma pessoa que tenha