Roteiro solos
Plintossolo em Livramento
1 – A vegetação graminóide é natural ou plantada? 2 – Quais são os fatores que fazem com que a vegetação seja graminóide e não arbórea? 3 – Seria nesse caso temperaturas muito baixas, como nos campos andinos ou nas estepes? 4 – Seria a deficiência de água, como nas pradarias? 5 – Seria deficiência de nutrientes, como nos campos limpos do Planalto Central? 6 – Seria deficiência de oxigênio? Ou, na sua opinião, seria uma combinação de limitações? 7 – Qual a razão das árvores tenderem a ocorrer juntas, em grupamentos? 8 – Na sua opinião o ambiente, onde estão as árvores, difere em que, relativamente ao que ocorre às pastagens? 9 – Repare nos montes de terra que foram tirados dos empréstimos, hoje cheios de água. A vegetação nesses montes está ficando diferente da que existiria antes? 10 – Qual é a limitação que ficou reduzida no montículo?
11 – E se algum animal fizesse um montículo que limitação estaria sendo reduzida no montículo? 12 – Se esse animal fosse sensível também a deficiência de oxigênio, ele tenderia a fazer os montículos nos lugares da melhor ou pior drenagem? 13 – O que aconteceria com as pastagens naturais se houvesse um grande trabalho de drenagem, por exemplo, pela feitura de drenos? 14 – Se houver alguns anos com precipitações reduzidas a tendência do material arbóreo é se expandir ou se reduzir? 15 – E se as precipitações se tornarem escassas por um período maior? 16 – Nesse caso, de precipitações menores, qual é o fator que está reduzindo a expansão do material arbóreo? 17 – Existe alguma camada impermeável, em profundidade? 18 – O que acontece com o lençol freático, é estável ou flutua bastante? 19 – Esse é um ambiente que favorece a formação de hematita junto ou afastado das fraturas e canaletas?
20 – Por que será que, freqüentemente, as plantas tolerantes à deficiência de oxigênio o são também à deficiência de água? 21 – A flutuação do lençol