Roteiro: oriente médio: a gênese das fronteiras
Introdução
O trabalho visa compreender os fatores exógenos e endógenos que influenciaram o destino da região do império Otomano. A Ásia durante o século XIX e XX sofreu o impacto do imperialismo, sob a forma do colonialismo. A Primeira Guerra Mundial, a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial foram primordiais para a desintegração dos impérios coloniais. Desde a Primeira Guerra mundial eclodiram na Ásia movimentos nacionalistas que em geral só obtiveram sucesso após a Segunda Guerra Mundial, com o enfraquecimento da França e Inglaterra. O nacionalismo supracitado fora encorajado pelos próprios colonizadores que objetivaram enfraquecer os turcos otomanos, que dominavam a região até o final da Primeira Guerra Mundial.
Metodologia
A metodologia utilizada para melhor execução do trabalho teve como principais fontes à leitura de textos bases, bem como de imagens, vídeo, roteiro e apresentação de slide show, para que assim, pudéssemos passar de forma didática e tornar o mais palpável possível o conteúdo abordado, durante o seminário.
Problematização
• Fatores exógenos e endógenos; • A descolonização da Ásia; • Caso da Síria e Líbano; • Caso da Palestina; • Caso do Iraque.
Considerações Finais
O Oriente Médio da forma como hoje é concebida, é fruto de séculos de domínio imperialista o que anulou por muito tempo uma identidade nacional, em cada país que o compõe. O que vemos atualmente são grupos religiosos que entrelaçam fé, política, poder culminando em uma forte interferência de fatores extra região. O resultado é um novo tipo de imperialismo disfarçado em Instituições legítimas de cada país, fazendo parte de uma rede mundial que supre qualquer tipo de identidade nacional ou social em prol do desenvolvimento e acumulação de capital.
Referências Bibliográficas
SILVA, Edílson Adão C. da. Oriente Médio: a gênese das