oooooooo
Tema: África: panorama atual – economia/política/sociedade.
Objetivo: Discutir aspectos sócio-culturais e político-econômico do continente africano em suas relações com o Ocidente.
Material:
- Texto: “O buraco negro: ocidente ignora esforços da África para superar a pobreza e usa ajuda humanitária para ratificar estereótipos” de Uzodinma Iweala
- Mapa do Continente Africano
Buraco Negro
Ocidente ignora esforços da África para superar a pobreza e usa ajuda humanitária para ratificar estereótipos
Uzodinma Iweala
No outono de 2006, pouco após meu retorno da Nigéria, fui interpelado por uma estudante loira e graciosa cujos olhos azuis pareciam combinar com as contas da pulseira "africana" que usava. "Salve Darfur!", ela gritava atrás de uma mesa recoberta de folhetos exortando os estudantes a "agir já!", a "acabar com o genocídio em Darfur!" [área do Sudão onde a guerra civil matou pelo menos 180 mil pessoas desde 2003]. Minha aversão a esses estudantes que se engajam incondicionalmente nas causas que estão na moda quase me levou a dar meia-volta, mas o grito que ela lançou em seguida me imobilizou. "Quer dizer que você não quer nos ajudar a salvar a África?", vociferou a garota. Parece que, de algum tempo para cá, oprimido pelo sentimento de culpa pela crise humanitária que provocou no Oriente Médio, o Ocidente vem se voltando para África para ali buscar sua redenção.
Estudantes idealistas, celebridades como Bob Geldof [músico e ativista] e políticos como Tony Blair [ex-primeiro-ministro britânico] se atribuíram como missão levar a luz ao continente negro. Chegam de avião para passar um período na África ou participar de uma missão de investigação ou, ainda, para adotar uma criança -um pouco como meus amigos e eu, em Nova York, tomamos o metrô para ir adotar um cachorro abandonado no canil municipal.
Geração sexy
É a nova imagem que o Ocidente quer adotar: uma geração sexy e politicamente ativa cujo método preferido para