roteiro lean
Introdução
Quando se deseja implantar um novo sistema e necessário que seja feito por etapas, e que possua um nível de entendimento que abranja todos, e uma melhor organização para que se tenha mais eficiência.
1- Palestras aos gestore: a alta administração tem participação direta no sucesso da implantação do lean assim suas atitudes são importantes para integrar todos na empresa.
2- Treinamento de líderes: Os treinamentos devem ser contínuos, pois através deles é que serão passados os valores as ferramentas e as razões do sistema. Os operários devem conhecer profundamente a filosofia.
3- Mapeamento do fluxo de valor: Deve ser feito identificando primeiramente a cadeia de fluxo de valor da empresa. Identificar o que agrega valor, o que não agrega valor mais é indispensável e o que não agrega valor. Lembrando que o que não agrega valor deve ser eliminado.
4- Organização do local de trabalho: Nesse caso usamos uma ferramenta muito conhecida o 5s (utilização, organização, limpeza, higiene, autodisciplina), as vezes se torna mais eficiente quanto se cria uma equipe responsável para a implantação do 5s.
5- Aproximação dos processos: O arranjo físico da empresa deve ser repensado para que seja o mais eficiente possível.
6- Kaizen de sistemas e processos: Kaizen é a melhoria continua de uma atividade, que visa a eliminação de perdas com um mínimo de custo.
7- Capacitação multitarefa: Os operários de ser multifuncionais dentro da fábrica devem saber operar várias máquinas e saber fazer várias tarefas atendendo as necessidades de produção da fábrica isso é feito por meio de treinamentos e proximidade dos processos de implantação do lean.
8- Nivelação da produção: Consiste no balanceamento de linha que visa à eliminação de estoque para que a manufatura tenha um fluxo mais regular e previsível.
9- Controle Visual do processo: O controle visual do processo torna mais visível o que acontece na fábrica, por