Roteiro experimental:ensaio de tração e análise metalográfica
Disciplina: Materiais de Construção Mecânica - Turma: 5ª A
Profª. Karmel Lima - Curso: Engenharia Mecânica
OBJETIVOS: Acompanhamento das etapas envolvidas no preparo de corpos de provas pera ensaios metalográficos. Análise superficial microscópica de materiais. Acompanhamento de testes de tração em diferentres materiais metálicos.
ETAPA 1: Ensaio metalográfico de amostras e análise microscópica
Amostras submetidas a ensaios metalográficos são submetidas aos seguintes preparos :
- Corte;
- Embutimento à quente;
- Lixamento úmido;
- Polimento mecânico;
- Ataque químico.
METALOGRAFIA:
A metalografia microscópica (ou micrografia de metais) estuda os produtos metalúrgicos, com o auxilio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura. Este estudo é feito em superfícies previamente polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado. A imagem obtida no microscópio da superfície da amostra previamente atacada é chamada de micrografia ou macrografia, dependendo do aumento.
Hoje em dia a metalografia já é considerada uma das análises mais importantes para garantir a qualidade dos materiais no processo de fabricação e também para a realização de estudos na formação de novas ligas de materiais.
Esta prática se torna complexa, pois os materiais apresentam diferentes morfologias dependendo dos tratamentos térmicos aplicados e também da composição química empregada.
1.CORTE:
Cortar o corpo de prova do tamanho e formato desejado.
O tamanho do corpo de prova deve ser mantido dentro dos limites razoáveis ( 1 a 2,5 cm para o lado do quadrado ou diâmetro do circulo). Isto geralmente é governado pela construção do microscópio, representando o espaço disponívelno suporte para exame.
2. EMBUTIMENTO:
O propósito do embutimento é de proteger os materiais frágeis ou revestidos durante a preparação, além de facilitar o manuseio da amostra.
O embutimento