roteiro dos bandeirantes saída pedagógica
Formação do Povo Brasileiro
Os primeiros habitantes do Brasil foram os ÍNDIOS. A partir de 1500 chegaram os brancos portugueses e, alguns anos mais tarde vieram os negros da África para trabalhar como escravos. Os índios, os brancos e os negros formaram o povo brasileiro. A mistura desses três grupos deu origem aos mulatos, mamelucos e cafuzos.
MULATOS : Mistura do branco com o negro.
CAFUZOS : Mistura do índio com o negro.
MAMELUCO ou CABOCLO : Mistura do índio com o branco.
Cidades do Roteiro dos Bandeirantes São seis cidades, às margens do rio Tietê (antigo Anhembi), que tiveram uma participação importante na época das bandeiras. Os bandeirantes em suas expedições devastaram estas regiões onde montavam acampamentos, eles não permaneciam muito tempo nestes locais, seguiam suas viagens, como também não foram eles fundadores destas cidades; eles deram origem a vários povoados que, com o tempo cresceram tornando-se cidades. Hoje mais ou menos desenvolvidas, elas conservam monumentos daquele período, preservam muitas de suas tradições e chamam a atenção de muitos turistas.
São elas: Carapicuiba, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itú e Porto Feliz. Santana do Parnaíba
Parnaíba é corruptela de PAN-N-EI-BO que significa “lugar de muitas ilhas”, relativo a uma cachoeira extensa e estrondosa que havia acima da vila, no rio Tietê, semeada de ilhotas, com vários canais de difícil acesso. Em 1561, Mem de Sá mandou uma expedição rio abaixo, rumo ao sertão a fim de explorá-lo e também descobrir ouro e outros minerais preciosos.
A expedição foi comandada pelo português Manoel Fernandes Ramos, que deteve-se ao chegar ao primeiro obstáculo. Encontrou no local alguns índios silvículas que atacaram São Paulo e, fazendo amizade com eles, tomou a resolução de lá se estabelecer, dando início a uma fazenda, onde construiu uma capela em louvor a Santo Antônio, do qual era devoto. Casou-se com