Roteiro do simulado
Conceituar Balança de Poder:
É quando se falando de relações internacionais, existe uma competição entre as potencias para que uma não ganhe supremacia sobre a outra. A Guerra Fria vivenciou um período que existia uma balança de poder entre a União Soviética e os Estados Unidos.
Classificar Balanças de Poder:
Quando existe uma só potencia, é uma potencia hegemônica. Quando há duas, é uma bipolaridade, e quando há mais de duas potencias pode se chamar de multipolar.
Compreender o papel do equilíbrio do medo para a ausência de conflitos entre as potências.
O papel do equilíbrio do medo era importante pois com isso uma potencia não atacava a outra, porque existiria uma destruição mutua das potencias, isso pode ser explicado pelo conceito de MAD.
Interpretar o sentido da Guerra Fria no imaginário americano a partir das expressões artísticas e culturais.
Compreender o modo de intervenção das potências em conflitos regionais.
Em conflitos regionais, as potencias usavam de seus aliados para brigarem com os aliados da outra potencia. Quando o aliado da outra estava fraco, sua potencia aliada tinha que o abastecer, perdendo seu poder relativo em relação à outra.
Compreender a importância da Corrida Espacial para as potências.
A corrida espacial era importante para a URSS e para os EUA porque quem conseguisse chegar no espaço, levar o homem à lua, seria a potencia mais desenvolvida tecnologicamente, mostrando poder em relação à outra.
Caracterizar movimentos anti-hegemônicos.
Os movimentos anti-hegemonicos são quando Estados não querem se aliar com as potencias para que não faça ela se tornar uma potencia hegemônica.
Compreender o papel do Pan arabismo e da Conferência de Bandung como movimentos anti-hegemônicos.
Os Estados que estavam participando do Pan arabismo e da Conferencia de Bandung não eram a favor de apoiar a URSS nem os EUA. Queriam se manter neutras na história, não se