ROTEIRO DO PROJETO DE HISTORIA
Divisão do documentário:
Queremos fazer algo parecido com esse vídeo segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=r69I4Q0NVNI
1) Contextualização histórica
A primeira parte do documentário será narrado o texto sobre informações de Paracatu no século XVIII, acompanhado de imagens antigas e pequenas filmagens (Bairro Santana, Bairro São Domingos, Igrejas...): Narradora: Isadora Cristina Rezende Viana Diniz Imagens antigas: igrejas, sociedade, mineração/ garimpo, edificações. Filmagem: Córrego Rico, Núcleo Histórico, Bairro Santana, Igreja, Bairro São Domingos: Casas.
-Texto escrito: Informações sobre Paracatu nos séculos passados..
Paracatu é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. O seu nome é um termo de origem Tupi, que significa "rio bom", através das junções dos termos “Pará” (rio) e “Katu” (bom).
Desde 1586, a cidade já era conhecida por europeus pela primeira bandeira que chegou na região em que é hoje ocupada pela cidade: a bandeira de Domingos Luis Grau. Posteriormente, sucessivas outras bandeiras passaram por Paracatu, como as de Antônio Macedo (em 1590), Domingos Rodrigues (em 1596), Domingos Fernandes (em 1599) e Nicolau Barreto (entre os anos de 1602-1604). Os primeiros homens a se fixarem nessas regiões, ocupadas anteriormente somente por indígenas, provavelmente foram baianos criadores de gado, que chegaram no início de 1700 através dos currais que eram montados ao longo do Rio São Francisco. Entretanto o povoado se desenvolveu efetivamente com a chegada das bandeiras de Felisberto Caldera Brant e de José Rodrigues Fróis entre 1730 e 1740 com a descoberta das abundantes jazidas de ouro e prata. Assim surgiu e se desenvolveu o Arraial de São Luiz e Sant'Ana das Minas do Paracatu.
Por Alvará de 20 de outubro de 1798, dado por dona Maria I, rainha de Portugal, o antigo arraial foi elevado à categoria de vila, recebendo o título de Vila do Paracatu do Príncipe verificando-se a instalação do mesmo