Roteiro do filme: A massai branca
FILME: A MASSAI BRANCA
Roteiro elaborado para avaliar o filme A Massai Branca sob a perspectiva Antropológica.
FEIRA DE SANTANA
ABRIL - 2013
O filme “A Massai Branca” nos conta a história de Carola uma mulher branca da Suíça que está de férias na Quênia com o seu companheiro. Uma cultura totalmente contrastante com a sua. O choque cultural surge quando ao conhecer Lemalian, um guerreiro Massai negro ela imediatamente se apaixona por ele. Nada daquele lugar é próximo a sua realidade, mas ainda assim Carola decide abandonar tudo e ir à procura do Massai.
Como o decorrer do tempo Carola vai conhecendo a cultura daquele lugar e toma conhecimento da posição e valor da mulher diante daquela região. “As mulheres vêm depois das cabras”. Uma cultura onde os homens são superiores as mulheres e que as mesmas, principalmente mulher estrangeira, devem cuidar somente do lar.
Para um Massai a relações são bem diretas. Na cultura de Carola ela está habituada com carinho, o toque e preliminares antes de ter relações sexuais, mas logo ela é surpreendida pela maneira a qual o Massai a trata em sua primeira noite com ele e como tudo acontece. Diante do olhar cultural de Carola tudo aconteceu de maneira grosseira, animalesca e isso certamente a deixa bastante frustrada, mas para ele tudo aquilo era normal, a estrita busca pelo prazer, porém ela fica abalada por ter criado expectativas e enfim ter ocorrido tal situação.
Ao conhecer o lugar em que ele vive nota-se a precariedade do lugar, as formas de habitação e as relações como são estabelecidas. Um Massai não dar satisfações para onde vai, há rituais que as mulheres não podem presenciar e a hora de dormir é exclusivamente para tal. É cultural a mulher geralmente querer implantar os seus pensamentos e achar que tem a capacidade de mudar um homem e com esta idéia Carola dar início as suas atitudes buscando adaptar de inicio as relações com Lemalian. Mesmo sabendo que na cultura dele as coisas não