Roteiro discriminação
Ato I
Cena I Atores 1 e 2 se encontram em cena, cumprimentam-se
Ator 1(surpreso)- E aí cara? Tá fazendo o que aqui no palco?
Ator 2- Não pô, tô só cumprindo a cota dos negros da peça.
Ator 1- Mas bicho, me explica aí esse negócio de cotas pra negros, eles vivem falando isso na TV, mas eu não to entendendo nada.
Ator 2- É tipo um sistema que o governo montou pra colocar os negros nas universidades e ‘pans’...
Ator 1(relutante)- Não, peraí neguinho! Agora vocês acham o que em? Que vão pegar NOSSAS vagas nas Universidades, vocês tão achando que é quem em? Agora eu vi mesmo! A gente vai ter que dividir corredor com macaco...
Ator 2- Peraí cara, isso é racismo!
Ator 1(nervoso)- Racismo? Racismo! Agora eu vi mesmo, vocês chegam como escravos, até aí tubo bem, até concordava com racismo, mas vem uma BRANCA e tira vocês dessa vida, vocês podem fazer o que quiserem e ainda diz que o nosso país é racista? (irônico) Até vaga em universidade têm agora e tem a audácia de dizer que nosso país é racista!
Ator 2(começando a se irritar)- Mas é racista!!!
Ator 1(quase gritando)- Com que direito você vem dizer isso em criolo? Isso é negrice sua, eu até te considerava um negro de alma branca, mas eu errei... Isso que dá confiar em preto!
Ator 2(falando baixo, tentando ficar calmo)- Mas eu...
Ator 1(interrompendo)- Nada de mas, sabe porque no Brasil não existe racismo? Porque aqui o negro sabe o seu lugar!
Ator 3(saindo da plateia, irritado, chegando a ser agressivo. Enquanto fala, se dirige ao palco)- Que palhaçada é essa!?... Esse teatrinho de merda é para quê? ... Vocês não percebem, não? Pensam que estão sendo críticos? Estão só divertindo a brancaiada racista. Discriminação, falou?
Ator 1(Assustado, vai se dirigindo ao canto do palco vagarosamente juntamente com o ator 2)- calma cara, isso é só uma brincadeira!
Ator 3(já no palco)- Brincadeira? Que tipo de brincadeira é essa? Vocês acham que brincar