Contabilidade de empresas comerciais
Contabilidade de Empresas comerciais
JOSÉ CLESES DE JESUS PASSOS
ciências contábeis
Contabilidade de Empresas comerciais - 3º semestre
INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa não é fácil, tem que estar por dentro dos assuntos para tomar decisões que a levem ao crescimento estrutural e financeiro. Iremos falar sobre a importância de conhecer os juros compostos, usados em aplicações financeiras, a comparação de impostos cumulativos e os não cumulativos, a avaliação de estoques e a necessidade dos inventários e dos custos na empresa. Faremos um breve comentário sobre o princípio de entidade e o princípio de competência, para entendermos a autonomia patrimonial e como as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado. Por fim, como estão definidos os princípios contábeis, o objetivo do código de ética profissional e a escrituração contábil de uma empresa.
Desenvolvimento
1 – Aplicação financeira
Os juros compostos são aqueles em que o juro do mês é incorporado ao capital, constituindo um novo capital a cada mês para o cálculo de novos juros. Esse tipo de rendimento é muito vantajoso, sendo utilizado pelo atual sistema financeiro. Para melhor entendimento, veremos um exemplo abaixo :
É importante saber qual o valor a ser ganho mensalmente para se ter um controle sobre os valores aplicados e ter um equilíbrio em investimentos futuros.
2 – Impostos não cumulativos
São os tributos que na etapa subsequente dos processos produtivos e/ou de comercialização, não incidem sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhimento na etapa anterior. Os exemplos mais conhecidos são IPI e ICMS. Já os impostos cumulativos são impostos ou tributos que incidem em todas as etapas intermediárias dos processos produtivos e/ou de comercialização de determinados bens, inclusive sobre o próprio imposto/tributo anteriormente pago, da origem até o consumidor final. Influi na composição de seu custo e, em conseqüência, na