Roteiro de estudos aula experimental
1 – É a preparação mínima de um organismo para interagir com o seu ambiente na tentativa de sobreviver.
2 – O estimulo é ação do ambiente ao organismo, a resposta é a reação do organismo diante desse estimulo. O reflexo é a relação entre estimulo e resposta.
3 – Na formula S R, o estimulo (S) elicia () uma resposta (R). Por exemplo: Na luz alta (estimulo do ambiente) as pupilas se contraem (resposta do organismo). Luz alta (S) contração das pupilas (R).
4 – Intensidade é a força do estimulo, e magnitude é à força da resposta.
5 – Existem três leis no reflexo:
• 1ª – Lei da intensidade-magnitude: Quanto maior a intensidade de um estimulo, maior a magnitude da resposta.
• 2ª – Lei do Limiar: Todo reflexo possui uma intensidade mínima para eliciar a resposta, ou seja, possui um “ponto” onde a resposta só surge quando ultrapassa ele.
• 3ª – Lei da Latência: É o tempo decorrido desde o surgimento do estimulo até a ocorrência da resposta. Quanto mais intenso for o estimulo, menor o período de latência.
6 – Habituação é quando o estimulo é apresentado na mesma intensidade e em curtos intervalos de tempo, ocorre-se uma diminuição na magnitude da resposta. E potenciação é quando se apresenta um estimulo varias vezes abaixo do limiar e isso elicia uma resposta.
7 – Grande parte das emoções que sentimos tem a ver com a nossa fisiologia. Quando ocorre um reflexo, varias partes do nosso organismo são estimuladas. Um animal quando foge do predador, seu coração acelera, seus musculas se contraem, seu sangue se concentra em uma única parte do corpo, entre outros, e isso possibilita que ele lutar ou correr, aumentando as suas chances de sobreviver. Os estudos de Darwin mostrou que respostas emocionais ao um estimulo foi de grande importância para a sobrevivência da espécie.
Comportamento reflexo – Reflexo Aprendido
1 – Como a capacidade de aprender novos reflexos, ou seja, de reagir de formas diferentes a novos