Roteiro de estudo de citologia- mitose e meiose
01 – Quais as fases e principais características de cada fase da mitose?
Breve introdução do ciclo celular: Uma célula dá origem a duas outras com o mesmo número de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão realizado quando há reprodução assexuada. De acordo com o numero de cromossomos, as células podem ser diploides ou haploides. As células diploides possuem pares de cromossomos homólogos (2n) e as células haploides possuem apenas um dos cromossomos de cada par de homólogos (n). Os cromossomos homólogos possuem genes relacionados aos mesmos caracteres, podendo sofrer crossing-over. Cada espécie de ser vivo possui um número especifico de cromossomos, a espécie humana apresenta 46 cromossomos nas células somáticas, distribuídos em 23 pares de cromossomos. Na formação de gametas, uma célula inicial diploide com 46 cromossomos sofre meiose e origina quatro células com metade do numero de cromossomos da célula inicial, isto é, 23 cromossomos cada uma. CICLO CELULAR
Uma célula não está permanentemente se dividindo. A maior parte da vida da célula é representada pelo período entre uma divisão e outra, que é a interfase.
INTERFASE
Fase G1 – cada cromossomo contém uma só molécula de DNA, falando-se em uma só cromátide. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas.
Fase S – ocorre duplicação do DNA de cada cromossomo. A duplicação é semiconservativa, mas as células filhas não se separam completamente e cada cromossomo passa a ser formado por duas cromátides idênticas que ficam unidas por centrômeros.
Fase G2 – síntese do DNA já se completou. Na região do centrômero de cada cromátide-irmã surge o cinetócoro. O centrossomo (formação, onde os microtúbulos se organizam) e os centríolos se duplicam.
MITOSE
PRÓFASE – cada cromossomo formado por duas cromátides-irmãs começa a se condensar e a carioteca se degenera. Os nucléolos vão se tornando menos evidentes, até