Roteiro de aulas práticas
Teresina
2011
ORIENTAÇÕES GERAIS
A Farmacotécnica é uma área de conhecimento técnico-prático e por esse motivo, um dos principais objetivos da disciplina é aplicar o conteúdo teórico em aulas práticas para colocar o aluno em contato com as matérias-primas e técnicas de obtenção das diferentes formas farmacêuticas preparadas em escala laboratorial. As práticas serão precedidas de uma breve discussão sobre a finalidade de cada formulação e sua técnica de preparo. Essa discussão exigirá prévio preparo dos alunos para que o aproveitamento seja o maior possível.
Os alunos deverão vir à aula prática munidos do roteiro da aula (fórmulas a serem preparadas conforme o programa). Para cada formulação os alunos deverão consultar previamente a bibliografia indicada no programa de ensino da disciplina e trazer as informações encontradas contemplando os seguintes aspectos:
1- Com relação aos fármacos: verificar ação farmacológica, características físico-químicas (aspecto, solubilidade, pH de maior estabilidade, incompatibilidades, tendência à foto ou termo de composição, oxidação, etc.).
2- Com relação aos adjuvantes farmacotécnicos: estrutura e/ou composição química, sinônimos, características físicoquímicas (aspecto, solubilidade, incompatibilidades, etc.), finalidade de seu emprego na formulação.
3- Quanto à forma farmacêutica: principais características, modo geral de preparo.
4- Principais atributos.
5- Usos da formulação: indicações.
6- Sugestão da técnica de preparo: com base nos dados levantados.
7- Sugestão de material de acondicionamento.
NORMAS PARA AS AULAS PRÁTICAS
1- A permanência dos alunos no laboratório de aula prática de Farmacotécnica será apenas permitida mediante uso de: jaleco padronizado da Faculdade, gorro, máscara e