Roteamento
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROJETO INTEGRADO IV
PROTOCOLO DE ROTEAMENTO x ROTEÁVEL (ROTEADO)
Brasília, Novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda sobre o Protocolo de roteamento versus Roteável (Roteado) da estrutura de redes de computadores, protocolos de roteamento adaptativos e não adaptados, as principais considerações sobre protocolos de roteamento. Os roteamentos e seus componentes, os roteamentos internos versus externos, os caminhos de destinos de três formas diferentes que são elas: as rotas estáticas, as rotas padrão e as rotas dinâmicas e a estrutura das operações de protocolos de rede. A metodologia a ser utilizada será as pesquisas bibliográficas.
1. Protocolo de Roteamento x Roteado
1.1. Protocolo roteado: é qualquer protocolo de rede que fornece informações suficientes no seu endereço de camada de rede para permitir que um pacote seja encaminhado de um host para outro, baseado no esquema de endereçamento. Os protocolos roteados definem os formatos dos campos dentro de um pacote. Os pacotes geralmente são transportados de sistema final a sistema final. A Internet Protocol (IP) é um exemplo de protocolo roteado.
1.2. Protocolos de roteamento: suportam um protocolo roteado fornecendo mecanismos para compartilhar as informações de roteamento. As mensagens do protocolo de roteamento se movem entre os roteadores. Um protocolo de roteamento permite que os roteadores se comuniquem com os outros roteadores para atualizar e manter tabelas. Exemplos de protocolos de roteamento TCP/IP são:
RIP (Routing Information Protocol)
IGRP (Interior Gateway Routing Protocol)
EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol)
OSPF (Open Shortest Path First)
Roteadores são os dispositivos responsáveis pelo recebimento e redirecionamento dos pacotes na rede.
Os protocolos de roteamento são rotinas de elaboração de mapas ou tabelas pelas quais os