Roteamento
O roteador é um equipamento que determina rotas para a entrega dos dados pela rede.
Vetor de distancia
Esse protocolo é baseado em dois tipos de algoritmos e tem esse nome por usar vetor e sua combinação para determinar uma rota. Utiliza como parâmetros a distancia e o pulo de roteadores para se chegar a seu destino. Um outro aspecto é que ele possuem informações do vizinho e passa para os seus vizinhos também essas informações sem qualquer dado do roteador de origem. Só que em uma rede complexa pode vir a dar problema. Os protocolos de vetor de distancia tem atualizações periódicas em intervalos regulares de tempo. Mas isso é um problema pois de tempo em tempo eles mandam sua tabela para todos os seus vizinhos deixando a rede lenta. O protocolo mais utilizado é sem duvida o RIP (Routing Information Protocol – Protocolo de Informação de Roteamento). Mas também tem o RIMP e o IGRP, esse sendo usado por roteadores Cisco.
Roteamento Interno
São roteadores que têm como base uma mesma configuração e é administrado por um único administrador. Mas esse tipo de roteamento não impede que empresas diferentes usem protocolos iguais.
Roteamento Externo
É um roteamento que podem fazer com que empresas com roteamento interno individual se “conversem” mesmo tendo regras e administradores diferentes. Para que haja comunicação entre redes internas diferentes usa-se um protocolo externo para se comunicarem. Mas para que isso ocorre um dos roteadores de cada rede devem servir de gateway de fronteira. O protocolo mais usado para essa comunicação é o BGP (Border Gateway Protocol). Ele é do tipo vetor de distancia, mas não usa pulo e sim caminho de sistema autônomo (em vez de roteador para roteador utiliza Sistema Autonomo para Sistema Autonomo).
Protocolo RIP
Esse protocolo é do tipo estático, o administrador da rede configura o IP na rede e esse IP não