roteamanto
Márcio Rodrigues Sousa da Mata
Resumo
Atualmente a internet e o maior meio de comunicação do mundo, conectando todos os continentes e permitindo troca de informações em tempo real, são os roteadores com a implementação dos protocolos de roteamento que permitem isso. Nesse trabalho é apresentado um conceito sobre roteadores e protocolos de roteamento, como a implantação de roteamento dinâmico no lugar de estático, visando resolver problemas de manutenção e disponibilidade de serviço.
Palavras-chave: Roteamento,RIP,OSPF,IGPS,EIGRP.
1 INTRODUÇÃO
Como tudo na informática as redes de computadores passaram por um longo processo de evolução antes de chegar aos padrões utilizados atualmente (MARIMOTO, 2011), a internet hoje é o maior aglomerado de todas elas.
As rede de computadores surgiram de necessidade de trocar informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizando distante de você (TORRES,2001), as redes de computadores permitiram mão só um melhor fluxo das informações dentro de organizações, como também a expansão das telecomunicações, permitindo que tudo esteja conectado através da internet.
São os roteadores que fazem a comunicação entres as diversas redes existentes, camada de rede dom modelo tcp/ip é responsável pelo roteamento dos dados através da internetwork e pelo endereçamento logico dos pacotes de dados, ou seja, pelo transporte de trafego entre maquinas que não se encontram diretamente conectadas, os roteadores são definidos nessa camada e provem todos os serviços relacionados ao processo de roteamento(FILIPPETTI,2009).
Roteamento pode ser definido como um conjunto de regras que definem como dados originados de um determinada sub-rede devem alcançar um outra. Sem esses processos os pacotes ficariam perdidos sem saber para onde serem direcionados (FILIPPETTI,2009).
O objetivo desse artigo seria descrever os tipos mais comuns de roteadores, os