Elementos de Economia
Nada mais é do que estudar processos de tudo que afeta nossa vida (economicamente) dentro de nossas organizações, tomar decisões que nos traz melhorias.
O que estudamos? Quais são seus Conceitos?
· Estudamos a Lei da Escassez: recursos limitados para satisfazer os desejos ilimitados dos seres humanos, que é ligada a lei de oferta e demanda. O uso alternativo dos recursos que alterna os fins.
· Preocupações: A primeira preocupação é a produção de bens (alimentação, empregos, política e etc.). A nossa segunda preocupação é a distribuição de renda. E temos a escassez de recurso, pois todos os recursos são limitados e problemas em alocações.
Quais sãos os problemas econômicos?
Sazonalidade: épocas favoráveis ou desfavoráveis para produção.
Balança Comercial: X – M (Exportação – Importação).
Privatização: tira a responsabilidade do governo. Temos melhorias conforme cresce a concorrência e perdemos nossas características (desnacionalização).
Inflação: muito consumo gera inflação de demanda.
Desemprego: não gera consumo e sem consumo não há receita e sem receita pode gerar crise. Os preços são obrigados a diminuir para que não fiquem estocados e que as pessoas possam consumir.
Analisando economicamente quais são as obrigações do governo?
Tem como obrigação prover bens ao público, ex.: cuidar do saneamento, melhoria nas ruas, segurança, eletricidade, e etc.
Quais são os conflitos?
Os conflitos são baseados na lei da escassez, que eu citei na postagem passada, os recursos são limitados porém as necessidades são ilimitadas.
O foco do governo é a economia em movimento, ter bastante movimentação da moeda. A moeda é um instrumento de troca e tem concentração de valor.
Empresa: Procuram lucro, ou seja produção. (Produção eficiente – Ganhar mais, gastando menos / menos custo, mais lucro).
Consumidor: Comprar mais, gastando menos. Em relação a renda,