fundamentos de ciencias sociais
CASO CONCRETO - SEMANA 01
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
R: O senso comum é o conhecimento adquirido ao longo do tempo conforme suas experiências tanto familiares quanto sociais e não existe uma preocupação em atestar a veracidade, se deixa influenciar por crendices . Um exemplo de senso comum seria a respeito de ervas ou remédios caseiros onde as pessoas sabem os benefícios mas não tem um conhecimento do porque te dais benefícios; um outro exemplo seria afirmar que manga com leite faz mal, dentre outros.
Já o conhecimento científico é adquirido de forma empírica, ou seja, com a observação de fenômenos e estudo dos mesmos. Embora a ciência possa cometer erros, estes são mais raros que no senso comum devido ao cuidado em estudar e atestar tais fenômenos, como por exemplo: achava-se que a terra era quadrada e depois de estudos foi comprovado que na verdade a terra é redonda; um outro exemplo seria o de comer bebendo água, achava-se que fazia mal, iria ficar com uma barriga d'água e segundo estudos científicos foi comprovado que não faz mal.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão “na natureza tudo se cria, tudo se transforma” e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características,