rot adm
Curso: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Componente Curricular: ROTINAS ADMINISTRATIVAS
Professor (a): JACIR MENEGAT
Atividade nº: 02
POLO: JESSÉ FREIRE
LOCAL E DATA: BRASÍLIA, 03 DE OUTUBRO DE 20141 - Dentro dos inúmeros documentos que temos numa empresa, alguns têm a finalidade de qualificar e identificar uma empresa nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Faça uma descrição sucinta de cada um dos documentos abaixo, procurando destacar a importância do mesmo.
Contrato Social: Podemos dizer que o contrato social é o instrumento jurídico de maior relevância dentro da empresa na medida em que, aos olhos da lei, tem o condão de adquirir, resguardar, transferir, conservar e modificar direitos entre os sócios e oponíveis a terceiros. É a ferramenta hábil a proteger a empresa das relações existentes entre ela, seus sócios e terceiros.
CNPJ: O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, identifica uma empresa junto à Receita Federal. Somente com CNPJ as empresas podem fazer contratos, emitir notas fiscais, abrir processos, garantindo a sua legalidade fiscal e jurídica. Sem o CNPJ é como se a empresa não existisse e a possibilidade que ela seja fechada é muito grande.
Inscrição Estadual: É o número de identificação da empresa no Estado onde se localiza. O contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negócio, junto à Receita Estadual do estado onde está estabelecido.
Inscrição Municipal: É o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. A inscrição municipal está no alvará que deve ficar em local visível a todos na sede da empresa. É pela inscrição do ISS que a prefeitura controla o alvará de localização, funcionamento e suas atividades de prestação de serviços da empresa.
2 - Ainda entendendo os documentos de funcionamento de uma empresa, identifique que tipo de documento ele é e qual sua finalidade dentro de uma organização.
Nota Fiscal: É um impresso enumerado com data de validade