Rosália
A água é abundante na maior parte da superfície terrestre e está geralmente na forma líquida. A água é um poderoso solvente daí ser um excelente meio para os processos químicos dos sistemas vivos.
Propriedades térmicas da água:
a) a água permanece líquida ao longo de um amplo intervalo de variação de temperaturas;
b) a água conduz o calor rapidamente o que tende a espalhá-lo uniformemente através de um corpo de água; c) a água resiste à mudança de estado entre as fases sólida (gelo), líquida e gasosa (vapor d’ água); d) a água se torna menos densa à medida que resfria abaixo de 4ºC; e) a água é mais densa do que o ar e por isso ela serve de sustentação para muitos seres aquáticos; f) a água é viscosa, o que significa que ela resiste ao fluxo ou ao movimento de um corpo.
Em relação à compreensão do ciclo hidrológico a água está em constante mudança de estado físico (gasoso: vapor de água; sólido: granizo; neve; gelo e líquido: chuvas, águas superficiais e aqüíferos) e em trocas permanentes entre: aqüíferos – lagos – mares e oceanos – seres vivos – atmosfera. É importante ressaltar que o Sol é o grande motor do ciclo hidrológico; as precipitações são maiores do que as evaporações nos continentes e menores do que as evaporações nos oceanos; o equilíbrio no ciclo da água é devido também aos aportes dos rios e a infiltração nos continentes.
A água sob forma líquida na superfície da Terra sofre evaporação e passa para a atmosfera.
Nas camadas mais altas da atmosfera sofre resfriamento e os vapores de água condensam-se formando as nuvens e voltando a superfície da terra sob a forma de chuva. Quando há um resfriamento excessivo na atmosfera os vapores de água sofrem condensação seguida de solidificação originando a neve (nevada) ou gelo (granizo) que podem cair na superfície da Terra.
Os seres vivos absorvem ou ingerem água. Parte dessa água retorna ao ambiente