Rondônia paa
Técnicos do escritório da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado deRondônia (Emater) de Nova Mamoré reuniram agricultores, representantes do sindicato rural e entidades beneficiárias para apresentar os resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2011, naquela região. Durante as atividades foram realizadas avaliações e levantadas sugestões para melhor execução do Programa. Para o ano de 2012 já estão investidos recursos financeiros na ordemde 250 mil reais.
O PAA, um incentivo do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), é um programa que visa garantir o acesso aos alimentos emquantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional ao mesmo tempo em que promove a inclusão social no campo por meio do fortalecimento daagricultura familiar.Em Rondônia ele foi implantado através da parceria entre os governos federal e estadual e conta com total empenho da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), no intuito de viabilizar condições e aumentar a produção de alimento no meio rural.
Executado pela Emater, em parceria com prefeituras e sindicatos rurais locais, o PAA tem aplicado recursos na compra de alimentos diretamente do agricultor com distribuição imediata às entidades que atuam com pessoas emsituações de risco, devidamente cadastradas. Segundo o gerente da Emater em Nova Mamoré, José Renato Soares Nascimento, no períodode maio a dezembro de 2011 foram aplicados R$ 90.169,00 na compra de alimentosde 30 famílias de agricultores, e distribuídos 25.537 quilos para as 10 entidades beneficiadas.
Os participantes tiveram a oportunidade para discutirem e avaliarem, em grupos (dois de agricultores e um de entidades beneficiadas) as ações do programa. Segundo os levantamentos feitos durante a atividades, foram ressaltados como positivos: