ronaldorx

1466 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUARIAS, CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I FERNANDO DA SILVA LOPES 0300318
YURI MEDEIROS DE ANDRADE 320051
RONALDO CARVALHO ROBERTO 139122
FILIPE VERAS NAVARRO 302092

PACOTES DE VALOR GERADOS E ENTREGUES PELAS OPERAÇÕES

FORTALEZA 2013
1. Explique o que significa a expressão “o cliente não precisa de brocas, mas de furos”.
Esta expressão implica que o cliente ao comprar uma broca, não exatamente a broca que ele procura ou necessita e sim o furo. Em outras palavras, o que o cliente está interessado é solução e não a propriedade dos meios de conseguir a solução.
2. Discuta as implicações da expressão da questão 1 para gestão de operações.
A mudança de mentalidade em detrimento das mudanças de necessidades do mundo empresarial contemporâneo abre uma discussão para as Indústrias sobre o que o cliente realmente necessita. Cada vez mais, o cliente deseja a solução, então os fornecedores de insumos inovam seus produtos, incluindo serviços para vender seus produtos. Desta forma desenvolve-se uma diferenciação, mantendo o preço e a lucratividade. Desenvolve-se uma retenção de clientes por meio da confiança, ajudando os próprios clientes a atingirem suas metas. Também desenvolve uma proteção da operação manufatureira, ou seja, a empresa que fornece o serviço faz parte do mesmo grupo que também tem uma empresa que fornece a manufatura. Desta forma, fecham-se oportunidades para as outras empresas de manufatura, diminuindo a chance de perda de fatias de mercado pela infidelidade do clientes.
3. Por que a dicotomia entre “produtos físicos e serviços” pode ser falaciosa e levar as decisões equivocadas em gestão de operações?
Por que nem tudo que se aplica a produtos físicos se aplicam a serviços. Produtos podem ser estocados, podemos nivelar a produção ou manter a produção seguindo a

Relacionados