romantismo no Brasil
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
(Paulo freire)
ÍNDICE
1. Introdução
2. O Romantismo no Brasil
3. A Poesia Romântica
• Primeira geração - Indianista ou Nacionalista.
• Segunda geração - Ultrarromantismo ou Mal do Século.
• Terceira geração - Condoreira.
4. O romance romântico (1)
5. O romance romântico (2)
6. Conclusão
7. Referências
INTRODUÇÃO
O Romantismo foi um dos mais importantes movimentos literários do Ocidente, e particularmente no Brasil, significou uma etapa decisiva na formação de nossa literatura e vida cultural.
O Romantismo foi um movimento rico, com múltiplos desdobramentos, mas há uma característica que distingue o escritor romântico de todos os outros – o gosto pela expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal. Embora essa característica possa a ser encontrada em escritores de qualquer época, é no século XIX que ela atinge sua maior intensidade, convertendo-se num elemento identificador do Romantismo como estilo da época.
ROMANTISMO NO BRASIL
O Romantismo desenvolveu-se no Brasil durante o século XIX, constituindo o período do verdadeiro nascimento da nossa literatura, pois nele a poesia enriqueceu-se admiravelmente, criaram-se o romance e o teatro nacionais e formou-se um razoável público leitor, completando-se o circuito autor-obra-público, tão necessário ao estímulo da vida literária.
O ano de 1836 marca o início do Romantismo brasileiro, com a publicação do livro de poesias Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, considerada nossa primeira obra romântica. Nesse mesmo ano é lançada, em Paris, a revista Niterói, por iniciativa de Araújo Porto-Alegre, Torres Homem, Pereira da Silva e