Romantismo- mal do seculo
INTRODUÇÃO
OBJETIVO: Adquirir novos conhecimentos sobre o romantismo e inovar nossa cultura .
DEDICATÓRIA
Agradecemos primeiramente a Deus e a nós mesmos por cada esforço e dedicação. Agradecemos também a nossa professora por nos ajudar a aprimorar mais os nossos conhecimentos.
BYRONISMO
MAL DO SÉCULO OU GERAÇÃO BYRONIANA
Mais precisamente entre as décadas de 1840 e 1850,o romantismo atinge seu ponto culminante e mais egocêntrico com o Ultra-Romantismo ou Mal do Século.Essa fase recebeu forte influência de poetas europeus principalmente do inglês Geoge Gordon Byron (1788_1824)mais conhecido como Lord Byron.Com estilo de vida boêmio, voltado para vícios, bebida, fumo e sexo, podendo estar representado no personagem ou na própria vida do autor romântico.
O byronismo é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia.Já as principais características da segunda geração foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evasão na morte, o saudosismo (lamentação) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angústia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade.
A segunda geração, também recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
Entre seus principais autores estão Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire e Pedro de Calasans. Álvares de Azevedo fazia parte da sociedade epicuréia destinada a repetir no Brasil a existência boêmia de Byron. Obras: Pálida à Luz, Soneto, Lembranças de Morrer, Noite