ROMANTISMO: DA INGLATERRA PARA O BRASIL
Letras – Módulo 3.2 - Polo Paraíso
ROMANTISMO: DA INGLATERRA PARA O BRASIL
Aluna: Gizelda de Souza Leite
RA 0200040967
São Paulo, 07 de Junho de 2013
INTRODUÇÃO
O século XIX foi, sobretudo na sua primeira metade, “o século inglês por excelência”:
Em 1809 o ensino de línguas foi regulamentado no Brasil. Foram criadas as primeiras cadeiras de inglês e Francês no Rio de Janeiro.
A principal utilidade estaria em possibilitar o acesso ao conhecimento científico da época, posteriomente passou a ser demonstração de bom nível educacional e sócio-cultural que os pais procurassem professores dessa língua para os filhos.
A ousadia das professoras inglesas ao se oferecerem para ensinar inglês às meninas do Rio de Janeiro, como nesse anúncio veiculado anos mais tarde na Gazeta do Rio de Janeiro, divulgando um verdadeiro colégio:
D.Catharina Jacobtoma a liberdade de fazer sciente ao Publico, que ella tem estabelecido huma Academia para instrucção de Meninas na rua da Lapa, defronte da Ex.ma Duqueza, em que ensinará a lêr, escrever, e fallar as línguas Portugueza, e Ingleza grammaticalmente; toda a qualidade de costura e bordar, e o manejo da Caza. [grifo no original] (GAZETA DO RIO DE JANEIRO, 1813, p.4)
Observamos uma característica comum aos professores: a do falante nativo, cuja importância é ressaltada no seguinte anúncio veiculado na Gazeta em 23 de agosto de 1809:
Quem quizer aprender a Lingua Ingleza grammaticalmente com perfeição em pouco tempo, ha de fallar com Francisco Ignacio da Silva na casa de Café na rua Direita, o qual há de entregar hum bilhete com o nome do Mestre, natural de Londres [grifo no original] (p. 4)
Notemos então, que a influência Inglesa no Brasil acaba gerando uma nova profissão que existe até hoje e resiste a todo o progresso tecnológico.
GAZETA DO RIO DE JANEIRO. Avisos. Rio de