conclusão momentos significativos do cenário mundial brasileiro
INTRODUCÃO:
Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
Vinda da Família Real para o Brasil
Período Junino (1808-1821)
História da vinda da família real para o Brasil, mudanças e medidas econômicas e culturais tomadas por D. João, retorno para Portugal. Chegada da família real portuguesa ao Brasil Chegada da família real ao Brasil
Nos quatorze navios, além da família real, vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram também muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor.
Após uma forte tempestade, alguns navios foram parar em Salvador e outros na cidade do Rio de Janeiro. Em março de 1808, a corte portuguesa foi instalada no Rio de Janeiro. Muitos moradores, sob ordem de D. João, foram despejados para que os imóveis fossem usados pelos funcionários do governo. Este fato gerou, num primeiro momento, muita insatisfação e transtorno na população da capital brasileira.
No ano de 1818, a mãe de D. João, D. Maria I, faleceu e D. João tornou-se rei. Passou a ser chamado de D. João VI, rei do Reino Unido a Portugal e Algarves.
CAUSAS E CONSEGUENCIAS DA VINDA DA FAMILIA REAL PARA O BRASIL Quando Napoleão, em 1806, decretou o Bloqueio continental, que fechava a Inglaterra os portos da Europa, o governo português recusou-se a aderir (uma vez que éramos aliados da Grã-Bretanha). Como represália Portugal é invadido, por 3 vezes, pelo exército