Romantismo -Condoreirismo
* Contexto Histórico,Político,Social
O Romantismo surgiu em 1789 em oposição aos padrões da aristocracia na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
Juntamente com a revolução industrial.As duas revoluções provocaram e gerarão novos processos desencadeando forças que resultaram na formação da sociedade moderna.
O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes) À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.
O Romantismo foi originalmente um movimento de facto revolucionário que adaptou as idéias políticas e filosóficas elaboradas pelo século das Luzes: livre expressão da sensibilidade e afirmação dos direitos do indivíduo. Mas o romantismo, para lá da sua oposição à estética clássica, quer revelar a parte do homem oculta pelas convenções estéticas e sociais.
*As 3 correntes Românticas
Alemanha,Inglaterra e França foram o berço das estéticas românticas: nacionalismo temática social gosto pelo grotesco.
• Revolução Industrial: iniciou-se por volta de 1750, na Inglaterra, e se alastrou por toda a
Europa ao longo do século XIX. A substituição da produção artesanal pela indústria, em série, teve como conseqüência, além da formação de uma nova classe – o