ARTIGO POESIA ROM NTICA BRASILEIRA
FASES E CARACTERÍSTICAS
Karina do Nascimento Reis
RESUMO: O Romantismo no Brasil teve início em 1836, com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, o movimento poético romântico se subdividiu em três fases com a presença de temas e características que as diferem, tendo respectivamente como temática o nacionalismo, o ultrarromantismo e o condoreirismo, a primeira geração dá destaque ao Brasil e ao índio (símbolo brasileiro), a segunda é uma fase mais dramática e depressiva e a terceira explora a temática social.
PALAVRAS-CHAVE:
Fases, características, nacionalismo, ultrarromantismo, condoreirismo.
1.INTRODUÇÃO
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais, representando todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra e foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato literário. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações.
No Brasil, inicia-se em