condoreirismo
Série: 2º ano B
Disciplina: Português
Alunos(as): Débora Caroline Ferreira Gomes Maria Eduarda Barros Souza Raisa Myllena Clismério Silva Renata de Oliveira Silva Thaisa Tamires Ferreira
Condoreirismo: Contexto histórico, definição e Castro Alves
Introdução
O Condoreirismo também conhecido como a Terceira Geração do Romantismo surgiu em 1860 e foi o movimento literário enfatizado pela temática e defesa social de ideias igualitárias, fugindo do egocentrismo dos Ultrarromânticos e voltando-se mais para a poesia social com um de seus principais poetas sendo Castro Alves.
Desenvolvimento
Definição e Contexto histórico Entre 1860 e 1870 enquanto a literatura brasileira passa por um período de transições a Terceira Geração do Romantismo é marcada pelo Condoreirismo, uma expressão literária focada na poesia social que dava aos poetas o poder de demonstrar e defender suas preocupações com problemas sociais como: o direito da população à independência, o fim da escravidão, e também começaram a discutir sobre a erradicação da miséria e da educação. Poesia famosa também por romper com o Romantismo egocêntrico encontrado na Primeira e Segunda Geração do Romantismo literário. A palavra Condoreirismo está relacionada ao pássaro condor e algumas outras aves, considerados símbolo dessa geração de poetas identificados como o condor, que voam alto e solitariamente com o eficácia de enxergar a grande distância. Esses poetas tinham como compromisso de encaminhar os homens comuns até a justiça e a liberdade. No Brasil considera-se que o Condoreirismo foi fundado pelo poeta Tobias Barreto e ficou marcado devido ao interesse dos problemas sociais e principalmente a escravidão dos negros, já na Europa os poetas condoreiros buscavam defender os oprimidos sociais que seriam os operários industriais e também os camponeses.
Castro Alves