Trabalho De Portugu S
De Português
Nome:
Série: 3°c
Romantismo
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
Definição do Romantismo
Romantismo foi um movimento literário que começou no final do século XVIII, na Europa, quando alguns escritores abandonaram as regras de composição e estilo dos autores clássicos, e passaram a falar da natureza, do sofrimento amoroso num tom pessoal e repleto de melancólico, fazendo da literatura uma forma de desabafo sentimental. Essa nova tendência começou na Alemanha, chegou à Inglaterra e à França, estendendo-se para outros países.
Os escritores voltou-se para a nostalgia dos tempos medievais, época da formação de suas nações, valorizando os heróis e as tradições populares, numa reação à cultura aristocrática que ainda vigorava. No século XIX, o Romantismo atinge sua maior intensidade, tornando-se um traço marcante do Romantismo como estilo de época.
Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil nasceu do processo sócio cultural que surgiram com a independência política, proclamada em 1822: o novo público leitor, as instituições universitárias e o nacionalismo do qual os escritores foram os principais intérpretes.
Os valores do Romantismo europeu adequaram-se às exigências ideológicas dos escritores brasileiros. Que encontraram sua representação no indianismo, na natureza e na forma brasileira de escrever. O Romantismo piegas também teve sua representação, no livro “Os Maias” de Eça de Queiroz.
O romantismo seria dividido em três gerações:
1ª geração: fase nacionalista – era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói