Obras Do PAS 2014
Série/Turma: 3º E
Disciplina: Artes
Obras do PAS 2014
Brasília, 06 de Outubro de 2014.
1. O Manto da Apresentação – Arthur Bispo do Rosário
Arthur Bispo do Rosário
Manto da Apresentação
Tecido, linha, papel e metal, 118.5 x 141 x 20 cm.
Localização da obra no seu respectivo período histórico
Em meados de 1938, Arthur Bispo percorre um caminho até o dia de sua passagem, que acreditava ser o dia do Juízo Final, no qual se apresentaria com a vestimenta preparada por 30 anos especialmente para este momento, o grande Manto da Apresentação. Num amplo espaço de tempo, visto que o Brasil passava pelo governo do então presidente Vargas, e em projeção mundial entramos e saímos de uma Guerra Mundial.
Identificação do movimento artístico
Reconhecida como peça de vanguarda, incluída por críticos em importantes movimentos artísticos. Comparado às obras de Marcel Duchamp.
Análise crítica da obra
Traz os bordados realizados em sua cidade natal, onde antigamente era conhecida pela qualidade de seus bordados. Tal obra é um exemplo da cultura brasileira por apresenta o seu multiculturismo e é fundamentada na soma da cultura cristã portuguesa e indígena com a do negro, fragmentos das tradições culturais do artista. Essas marcas culturais não interferem na contemporaneidade do artista.
Biografia do artista
1909 – Nasce em Japaratuba, Sergipe. Em 5 de outubro é batizado na igreja matriz de Nossa Senhora da Saúde.
1925 a 1933 – Torna-se marinheiro, com a função de sinaleiro-chefe.
1933 a 1937 – Trabalha como borracheiro na viação Excelsior.
1937 – Conhece o advoga Humberto Leoni, que o defende numa causa trabalhista e depois o contrata para trabalhar em sua casa.
1938 – É internado no Hospital Nacional dos Alienados, após se apresentar no Mosteiro de São Bento como um enviado de Deus para julgar os vivos e os mortos.
1989 – Morre vítima de enfarte. No final deste ano,