Romantismo arquitetura
Dado o caráter individualista do romantismo. Seria de se esperar que a variedade de estilos reviventes, fosse maio na pintura . que e considerada a mais pessoal e intima das artes plásticas, do que na arquitetura que é a mais comunitária e publica das artes.
Contudo aconteceu o contrario . os pintores e escultores na conseguiram abandonar os hábitos de representação herdados do renascimento. Os arquitetos no entanto não estavam sujeitos a esta limitação e os estilos revivalistas prolongando-se por mais tempo na arquitetura que nos outros estilos .
O movimento paladino na Inglaterra
Foi na Inglaterra que nasceu a arquitetura romântica, com o ressurgimento paladino nos anos de 1720, patrocinado por um rico amador. Lord Burlington. A Criswick House (Fig. 01) adaptada da Villa rotonda (Fig. 02) é um edifício compacto, simples e geométrico. Que tem objetivo de satisfazer as exigências da razão e ser assim mais natural que o barroco. Este racionalismo explica o aspecto estranhamente abstrato e segmentário de chiswick House.
O Racionalismo na França
Soufflot
O movimento racionalista surgiu mais tarde na França. O seu primeiro grande monumento, o panteão (Fig. 03) de Jacques Germains Souflot (1713-1780) em paris foi construido como igreja sob invocação de Sta. Genoveva, mas secularizado durante a Revolução. A cúpula deriva de S. Paulo em Londres, o que atesta a nova importância da Inglaterra para os arquitetos continentais. As superfícies lisas e pouco decoradas são abstratamente severas, semelhantes a da Chiswick House. Enquanto o enorme pórtico se inspirou diretamente nos templos romanos. Pelo exterior, de fria concepção, não se poderia imaginar que Soufflot teve um vivo interesse pelas igreja góticas.
Boullée
Etienne-Louis Boullée(1728-1799) era meia geração mais novo que Soufflot e muito mais ousado. Construiu pouco, mas sua lições na academia ajudaram a criar uma tradição arquitetônica visionaria,que floresceu durnte o ultimo terço do