Arquitetura e Urbanismo
ROMANTISMO II
BRUNA PRUDENCIO
MICHELE PARRULA SILVA
NATHALIA FERREIRA SANTOS SILVA
STEFANNY ROBERTA
YAN CARDOSO TOLEDO
GUARULHOS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. O ROMANTISMO 4
1.1. CARACTERÍSTICAS 4
1.2. ÉPOCA 4
2. A ARQUITETURA NO ROMANTISMO 5
2.1. CARACTERÍSTICAS 5
2.2. PRICIPAIS NOMES E OBRAS 6
3. ESCULTURA NO ROMANTISMO 7
3.1. CARACTERÍSTICAS 7
3.2. PRINCIPAIS NOMES E OBRAS 8
4. MÚSICA NO ROMANTISMO 9
4.1. CARACTERÍSTICAS 9
4.2. PRINCIPAIS NOMES 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12 INTRODUÇÃO
O Romantismo se identifica como a 1ª reação a arte Neoclássica, que havia surgido nas duas últimas décadas do século XVIII, e nas três primeiras do século XIX.
No século XIX onde se passa a ser visto o Romantismo, também são encontrados o Realismo, o Impressionismo e o Pós-Impressionismo, isso se dava, pois naquela época tanto o mundo artístico como o social se encontravam conturbados devido as mudanças trazidas pelas Revoluções Industrial e Francesa, que haviam ocorrido ao final do século XVIII.
Mas, por que o Romantismo seria uma reação ao Neoclassicismo?
Pois ao contrário da ideia de imitar a arte greco-romana como o Neoclássico fazia, o Romântico buscava a ascensão da arte, se libertando do padrão e buscando a liberdade de expressão do artista em suas obras, exprimindo bastante as suas emoções.
Havia uma grande valorização do sentimento e da imaginação como princípios da criação, e também Nacionalismo e valorização da Natureza. 1. O ROMANTISMO
O Romantismo foi um movimento literário, artístico e cultural, que se iniciou por volta do final do século XVIII em reação ao movimento Neoclássico, e foi se infestando pelo mundo até o final do século XIX.
Suas origens podem ser consideradas Alemanha, Itália e Inglaterra, e seu auge dá-se na França, onde então se espalha pelo mundo.
1.1. CARACTERÍSTICAS
• Valorização do sentimento;
• Temas religiosos;
• Nacionalismo;
• Prioridade na