Automedicação
O QUE É ? A automedicação é a prática de ingerir medicamentos sem o aconselhamento e/ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado, em outras palavras, é a ingestão de medicamentos por conta e risco por um indivíduo.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS MAIS COMUNS NA AUTOMEDICAÇAO
OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO A automedicação durante a gravidez pode trazer conseqüências tanto para mãe quanto para o feto .As chances de uma má formação fetal é muito grande, partindo do fato que muitas grávidas não são orientadas pelos ginecologistas/obstetras dos efeitos adversos de muitos medicamentos que são considerados comuns por muitos. CONSEQUENCIAS DA AUTOMEDICAÇÃO Hepatite medicamentosa Hepatite medicamentosa é uma grave inflamação do fígado causada pelo uso de medicamentos.
O desenvolvimento desse tipo de hepatite pode estar relacionado com a quantidade de medicamentos utilizados pelo indivíduo e com a sua toxidade, neste caso o medicamento lesa diretamente as células do fígado e pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo exposto a esses medicamentos. Em outros casos a hepatite é provocada devido à hipersensibilidade do sujeito a certo medicamento, é como se fosse uma reação alérgica do fígado manifestada em forma de hepatite.
Causas da Hepatite Medicamentosa:
A hepatite medicamentosa é causada pelo uso de medicamentos. Vários medicamentos utilizados freqüentemente pela população podem causar a hepatite como por exemplo o paracetamol, eritromicina, anabolizantes, tetramicina e o amiodarona.
Produtos tóxicos utilizados em ambiente industrial também podem provocar a hepatite medicamentosa.
Sintomas da Hepatite Medicamentosa:
Os sintomas da hepatite medicamentosa podem ser assintomáticos, mas quando se manifestam são parecidos com os da hepatite viral:
Febre baixa;
Icterícia;
Náuseas;
Vômitos;
Enjôo
Mal estar;
Urina escura;
Prevenção da Hepatite Medicamentosa:
Para prevenir a