Roma
Pra começo de conversa...
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. Roma começou como uma pequena aldeia na região do Lácio, próxima á desembocadura do rio Tibre, na península Itálica, e transformou-se na mais importante cidade do mundo antigo. Ao longo de 500 anos, conquistou muitos territórios e diferentes povos, convertendo-se na cabeça de um grande império. Antes da fundação de Roma, a península Itálica era habitada por vários povos, entre eles, os italiotas, na região central, compreendendo várias tribos, como a dos latinos e a dos sabinos. Os gauleses localizavam-se ao norte, os etruscos, no meio-norte e os gregos ao sul.
A história da cidade de Roma nos anos que seguiram a sua fundação pode ser dividida em três momentos: a monarquia (753-509 a.C.), a república (509-27 a.C.) e finalmente o período do império (27 a.C.-476).
As origens lendárias da Roma Antiga A lenda de Rômulo e Remo, a fundação de Roma Segunda a lenda, Rômulo e Remo, irmãos gêmeos eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia filha de Numitor, rei de Alba Longa.Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, apoderou-se da coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Réia Sílvia foi confinada à castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto Marte desposou Réia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio,