Matriz energégica

4830 palavras 20 páginas
Estudo Dirigido Matriz energética brasileira

Amauri Alves Felipe Natividade Gabriel de Paiva Gabriela Patricia Matheus Chaves Rafael Gonçalves Valter Junior Victor Rozon Valter Junior

1

Índice 1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Iniciativas 4. Conclusão 5. Bibliografia 03 04 20 22 23

2

1. Introdução
Matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos, é uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região. A análise da matriz energética é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que deve garantir a produção e o uso adequado da energia produzida, onde uma das informações mais importantes adquiridas é a quantidade de recursos naturais que está sendo utilizada, para saber se esses recursos estão sendo feitos de forma racional. O petróleo e seus derivados têm a maior participação na matriz brasileira, o carvão mineral, assim como o petróleo são fontes não renováveis e altamente poluentes. No Brasil, as fontes não renováveis representam aproximadamente mais da metade da matriz energética, já a média mundial é bem mais elevada, com mais de 80% de participação de fontes nãorenovaveis. A matriz energética brasileira é comporta por recursos renováveis, biocombustível, como madeira e álcool, hidrelétricas, carvão mineral, gás natural, urânio, petróleo e derivados.

3

2. Desenvolvimento
As matrizes energéticas do Brasil, ou seja, as fontes das quais tiramos energia para a indústria, para o comércio, para nossas casas e nossos carros, é composta atualmente da seguinte maneira:

Fontes de energia
14,8% 1,4% 6,2% 9,3%

31,6% 36,7%

Hidrelétrica

Urânio

Carvão Mineral

Gás Natural

Petróleo e derivados

Biocombustíveis

Figura 1 – Matriz energética brasileira 2008 (Fonte: ANP)

2.1 Hidroelétrica

A água represada possui energia potencial gravitacional

Relacionados