Politica
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que se estenderam ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).
O vídeo “Sociologia Política: A inauguração da Ponte” nos conta a história de uma ponte onde pessoas já transitavam e de repende tem que acontecer um corte de fita para inaugurar a ponte, mostrando ao povo na gestão de quem foi construída a ponte e quem irá inaugurá-la.
A obra na verdade é do povo, construída com o dinheiro de impostos do povo e administrada por um representante eleito pelo povo. A maioria dos políticos gosta de mostrar o que fizeram, mas não gostam de mostrar o que deixaram de fazer. Mais do que isso, fazem grandes alardes em inauguração de bancos de praça e deixam as prioridades muitas vezes de lado e como no vídeo, não importando realmente a obra, mas o inaugurador da obra. Tal conduta estimulada pelo próprio povo, que exige que o governante faça obras durante o mandato, não