roma
Os arqueólogos encontraram vestígios de cabanas dos primeiros moradores de Roma, e alguns aspectos das lendas puderam ser comparados. Vestígios esses da datação aproximada da data tradicional da fundação de Roma.
Roma, situada na região do Lácio, era uma das principais áreas de povoamento, situada na foz do rio Tibre. Os povos que originalmente deram origem a Roma foram os povos latinos e sabinos. Posteriormente a partir do século VI, Roma sofreu como outras regiões do Lácio, uma forte influência dos etruscos, que mantiveram uma hegemonia, um controle nessa região, controle esse também mantido em Roma. O exemplo disso foi a fase da monarquia em Roma ( 753 a.c. a 509 a.c. ) na qual os últimos reis, os tarquinos, eram da aristocracia romana composta pelos latinos e sabinos. A herança etrusca se fez presente em Roma, pois a cidade ao longo desse processo se fortaleceu, Roma se estruturou como uma cidade fortificada, bem estruturada militarmente.
Já na fase da República ( 509 a.c. a 27 a.c. ), os romanos socialmente estavam divididos em patrícios, os nobres, chefes das famílias poderosas, proprietários de terra; clientes, que eram servidores e protegidos dos nobres; e plebe, que agregava todos os outros habitantes compostos de camponeses, artesãos. A base econômica em Roma nos seus primórdios era o cultivo da terra, os patrícios possuíam grandes propriedades rurais, onde o cultivo era praticado pelos servos, camponeses presos a terra e escravos. Pequenos camponeses livres cultivavam