roma
Com quase um milhão de habitantes, Roma transformou-se na maior cidade da Antiguidade. O poder do império construído pelos romanos era tão grande que acabou se tornando uma referência para todo o mundo ocidental, mesmo séculos depois de ter chegado ao seu final. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
Antiga Roma
A Roma antiga está situada na península Itálica, numa longa faixa de terra. Ao norte, a península é limitada por um conjunto de montanhas, os Alpes, a leste é banhada pelo mar Adriático, a oeste, pelo mar Tirreno, e ao sul, pelo mar Mediterrâneo.
A data da fundação de Roma é desconhecida; durante o reinado de Augusto, o historiador Marco Terêncio (116 a.C. – 27) estabeleceu a data como 21 de abril de 753 a.C. Embora a data exata seja desconhecida, há consenso entre os historiadores de que a cidade teria sido fundada no século VIII a.C.
Segundo as lendas oriundas de textos mais antigos que foram trabalhadas e fundidas num conto único, no qual foi interpretada em função dos interesses do império, a origem de Roma está ligada a Rômulo e Remo. Eles eram filhos do deus Marte e da princesa albana Rea Sílvia; ao nascerem os dois irmãos foram atirados no rio Tibre onde foram salvos por uma loba que os amamentou e protegeu. Passado algum tempo, um pastor os recolheu e chamou-os de Rômulo e Remo. Os dois fundaram Roma, logo a seguir se desentenderam e na disputa pelo poder Rômulo matou Remo e tornou-se o primeiro rei de Roma.
Historicamente, deduz-se que Roma nasceu a partir dos povos que habitavam as sete colinas. No século VIII a.C.,os itálicos-latinos (a