roma
De republica para o império. JV
Formação e Expansão do Império Romano
Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Eles venceram os cartagineses, liderados pelo general Aníbal, nas Guerras Púnicas.
Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.
Pax romana. BE
Nos dois primeiros séculos do Império Romanoa população romana viveu protegida do seu maior receio: as invasões dos bárbaros que viviam junto às fronteiras, o limes. Pax romana era uma expressão já usada na época, possuindo um sentido de segurança, ordem e progresso para todos os povos dominados por Roma.
Bracara Augusta. BE
Cidade romana, fundada por César Augusto, em 27 a. C, que viria a dar origem à atual cidade de Braga. É provável que Bracara Augusta fosse, nesta época, uma cidade importante pela produção e comercialização de peçasde cerâmica, visto ser uma região rica em vários tipos de argila, e outras matérias-primas. A cerâmica campaniense é, ainda hoje, uma importante fração dos vestígios deixados pela civilização romana.
As questões religiosas. Mi
A religião romana era uma adaptação da religião da elite grega. Os romanos simplesmente mudaram os nomes de divindades gregas e adaptaram seu caráter de acordo com o modo de vida romano. Os romanos eram políticos e conviveram com muitos outros povos politeístas, não existindo registro de conflitos entre eles.
O fim de Roma.
Império ocidental MI
A partir do século III, o Império Romano ocidental entrou em