Roma
B) CARACTERÍSTICAS FÍSICO–GEOGRÁFICAS: a saída pelo litoral do Mar Adriático era difícil. O litoral ocidental era mias utilizado para navegação. Possuía vales férteis e muitos rios. O solo de modo geral era pobre (origem vulcânica).
C) O vasto Império Romano formou-se a partir da dominação de povos de diferentes culturas que eram subjugados.
D) ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA: o maior poder era do Imperador. Os chefes das famílias proprietárias de terras e de escravos e dos comerciantes ricos, também tinham participação política.
E) ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA: a maior parte dos trabalhadores era escrava (prisioneiros de guerra e endividados). As guerras eram necessárias para conquistar terras e obter escravos. Os escravos eram utilizados nas construções de obras-públicas, na agricultura, na mineração, nas oficinas, no transporte e nos serviços domésticos. Havia, também escravos secretários, músicos, professores, barbeiros e tecelões. Os escravos utilizados nos espetáculos públicos (Política do Pão e Circo) eram chamados de Gladiadores. As principais atividades econômicas estavam relacionadas à agricultura, ao comércio e ao artesanato.
F) EDUCAÇÃO: variava de acordo com classe social e o sexo. Os meninos mais ricos aprendiam a ler e a escrever latim e grego, agricultura, astronomia, religião, geografia, matemática e arquitetura com seus preceptores, professores no lar. Os meninos mais pobres dedicavam parte do seu tempo aos trabalhos na agricultura e nas oficinas de artesanato. As mulheres eram educadas para serem esposas e mães. As das classes menos favorecidas podiam trabalhar ao lodo dos maridos. Elas não tinham direito de participação política.
G) ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: politicamente o Império Romano pode ser dividido em duas fases, a saber:
- MONARQUIA (da fundação ao século VI a.